“Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus”. João 16:2
À semelhança do que já advertia no capítulo 15, Jesus retoma o tema da perseguição. Perseguições provocadas em quase todo império romano nos Tempos do Imperador Domiciano.
1º - Novo anuncio de perseguição (Jo. 16:1-4). As expressões usadas por Jesus no Evangelho de João são fortes: Odiou, escandalizeis matar. Situações que os discípulos deveriam estar preparados, pois encontrariam na caminhada missionária da igreja: a intolerância religiosa e a perda da cidadania judaica.
Nezijha – O infrator era suspenso por uma semana a um mês da sinagoga.
Niddni – era uma infração mais séria, um tipo de humilhação pública.
Herem – o infrator era expulso da comunidade e tinha seus bens confiscados.
Pode ser que não estejamos enfrentando perseguições no aspecto físico, mas que forças se opõem hoje à pregação do Evangelho? Como devemos agir nessas circunstâncias?
2º - A vinda do Espírito Consolador (Jo. 16:5-15). O Espírito Consolador será enviado como compensação pela partida do Filho. Além de consolar, fortalecer a Igreja até a volta de Jesus, a profecia de Jesus torna-se realidade em vários momentos da vida da Igreja. Quais seriam estes outros momentos?
a) Atos 4:5-8;13 – O Espírito age como Advogado, inspirando, encorajando e instruindo.
b) Atos 6:8-10 – O Espírito age com Sabedoria e Poder.
c) João 15:26-27 – O Espírito age dando testemunho do filho de Deus, Jesus Cristo.
d) João 16:8
- O Espírito age para convencer o mundo do pecado. Na visão de Jesus, a essência do pecado é a incredulidade, pois nela o ser humano rebela contra Deus.
- O Espírito age para convencer o mundo do pecado, da justiça. Jesus estava dizendo que eles entenderiam a justiça de Deus através da morte de Cristo. (Jo. 19:30).
- O Espírito age para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Devemos nos atentar que o Espírito nos adverte, além do pecado e da solução que é Jesus, de que devemos atentar ainda para o juízo que está posto. (Jo. 3:17-19)
Em sua experiência com o Espírito, o que mudou em sua vida? Que tipo de capacitação você necessita, por parte do Espírito, hoje?
GUIA DEVOCIONAL - 2011 COM DEUS
“Fides quaerens intellectum.”
(Porque creio, busco entender!)
Pr. Carlos Henrique
Igreja Metodista de Timóteo
Nenhum comentário:
Postar um comentário